quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gravidez precoce




O número de adolescentes grávidas vem crescendo a cada ano. Essa situação é preocupante e a solução ainda está distante. 

Sim, esse assunto é repetitivo e todos já estão cansados de saber. Mas se sabem por que continuam tomando a escolha errada e arriscando o futuro? 
A camisinha e a pílula anticoncepcional são os melhores métodos contra a gravidez indesejada e proteção contra DSTs. 

Não vale a pena arriscar, uma hora algo vai dar errado e seu futuro, sua diversão, sua juventude, tudo isso escorrerá de suas mãos e a sua vida se resumirá a cuidar de uma criança. Porque trazer ao mundo uma criança agora? Você ainda tem tanto para viver e aproveitar a vida. 


Pense em seu futuro e faça sexo com segurança!

 Meninas: Lembrem-se de consultar um médico para ele lhe receitar o melhor anticoncepcional. Cada organismo é diferente e o que serve para a sua amiga pode não servir para você. Se seu parceiro não quiser usar a camisinha, converse com ele e insista ou use você a camisinha feminina, mas sexo sem camisinha nem pensar. 

Meninos: Lembrem-se de sempre carregar camisinhas, pois você nunca sabe quando o clima vai rolar. Aconselhe sua parceira a procurar um médico e começar a tomar a pílula anticoncepcional ou algum outro método contraceptivo.

Pense no seu futuro, na sua saúde e na sua proteção.


Alguns números interessantes para conhecer algumas características da população de adolescentes grávidas como: menarca, atividades sexuais, tipo de parto, número de gestações e realização de pré-natal:


Números interessantes da Gravidez na Adolescência
Porcentagem de grávidas entre 16 e 17 anos
84%
Primigestas (primeira gestação)
75%
Freqüentaram o pré-natal
95%
Tiveram parto normal
68%
Menarca (1a. menstruação) entre os 11 e 12 anos
52%
Não utilizavam nenhum método contraceptivo
56%
Usavam camisinha às vezes
28%
Utilizavam a pílula
16%

A primeira relação sexual ocorreu*:
até os 13 anos
10%
entre 14 e 16 anos
27%
entre 17 e 18 anos
18%
entre 19 e 25 anos
17%
depois dos 25 anos
2%
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário